Os benefícios do Chá de Cavalinha são muitos. Esta é uma bebida preparada a partir das folhas da planta Equisetum arvense, que é uma planta medicinal que mede cerca de 60 centímetros de altura. De folhas pequenas que se assemelham a agulhas, a erva cavalinha se desenvolve em diferentes tipos de solo, mas prefere locais úmidos.
Também conhecida como cavalinha-gigante, erva-canudo, erva-carnuda, rabo-de-cavalo, ela não possui flores, pode ser utilizada como planta decorativa ou para o preparo de chás. Hoje, cresce na Europa, América do Norte e Canadá.
Para que serve o chá de cavalinha?
Serve para emagrecer, muito conhecido como um remédio caseiro, o chá de cavalinha é usualmente usado para auxiliar no processo de emagrecimento. Sendo usada desde a Grécia antiga por pessoas com retenção de líquidos como um diurético natural. Então quem busca diversificar sua dieta, o chá de cavalinha é uma ótima opção, tornando sua dieta muito mais leve, equilibrada e saudável.
Benefícios do chá de cavalinha
- Ajuda a aliviar as inflamações;
- Auxilia no combate dos sintomas de estresse;
- Ajuda a reduzir e ansiedade e variações do humor;
- Ótima na retenção de líquidos;
- Ação anti-inflamatória;
- Pode ser usada para auxiliar o tratamento de pedra nos rins e infecções urinárias;
- Diminui a pressão arterial;
- Colabora na saúde dos ossos;
- Elimina fungos e bactérias;
Lembrete: alguns dos benefícios do chá de cavalinha irão variar muito da empresa onde foi comprado, do laboratório e sua composição. Segue abaixo uma dica que a Chá e Cia tem para você:
Chá de Cavalinha – Equisetum arvense L. 100g
Pote: 100g / Partes Usadas: Parte aérea / Origem do Produto: Brasil
A cavalinha, de nome cientifico Equisetum arvense, é uma planta herbácea e seus benefícios são: Composição nutricional: a cavalinha é composta por substâncias importantes, entre elas vitaminas A, C, E e do Complexo B, flavonoides, minerais como silício, sódio, ferro e potássio e ácido silícico.
Como fazer o Chá de Cavalinha:
1 – Adicione 500ml de água na chaleira;
2 – Ligue o fogo e aguarde levantar fervura;
3 – Desligue o fogo;
4 – Acrescente 2 colheres de sopa de Cavalinha;
5 – Abafe por 10 minutos;
6 – Coe e beba seu chá de 2 à 3 vezes ao dia.
Sugestão de como tomar: Beber de 2 a 3 xícaras ao dia.
Quem não deve usar
O consumo da cavalinha não é recomendado para grávidas e lactantes, bem como pessoas que possuem insuficiência cardíaca, pressão baixa e doenças renais, por exemplo, devido à sua capacidade de diminuir a pressão arterial e de possuir forte efeito diurético. Alérgicos: Pode conter traços de glúten.
O chá de cavalinha pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, loja de chá online e algumas farmácias de manipulação também. Embora os benefícios do chá de cavalinha sejam muitos, beba com moderação. Pois o uso em excesso pode causar vários efeitos colaterais, dentre eles a dor de cabeça forte, perda de minerais, pode resultar em diarreia, alteração da frequência cardíaca, fraqueza muscular ou pancreatite, por exemplo. Por isso, consuma um pouco desde chá por dia e seu uso deve ser feito com orientação de um médico ou outro profissional de saúde com experiência no uso de plantas medicinais.