Chá de Dente de Leão: Benefícios e Contra Indicações

Chá de Dente de Leão: Benefícios e Contra Indicações

O Chá de Dente de Leão (Taraxacum officinale) é uma planta originária da Europa, com aparência frágil, ela tem a capacidade de sobreviver em diferentes climas. Atualmente, pode ser encontrada nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.

O dente de leão tem uma flor muito popular, especialmente entre as crianças, pois em certa fase, quando soprada, espalha suas pétalas pelo vento. Também é conhecida como esperança, alface de cão, quartilho, amargosa, taraxaco, chicória louca, amor de homem, entre outros.

Essa planta pode ser consumida como alimento de diferentes formas, com as folhas e as raízes podem ser preparados chás e saladas.

 

Benefícios do Chá de Dente de Leão:

  • Possui nutrientes: o dente de leão contém diversas substâncias importantes em sua composição, entre elas vitaminas A, B6, E, K e C, minerais, como cálcio, potássio, magnésio, cobre e ferro, proteínas. Inulina, pectina, riboflavina, tiamina;
  • Protege o fígado: Pode agir também desintoxicando o fígado, rins e estômago;
  • Ajuda a controlar a diabetes: Alguns estudos realizados em pacientes com diabetes do tipo 2 tratados com folha e raiz em pó de dente-de-leão, demonstraram redução significativa dos níveis de glicose em jejum no sangue nesses pacientes, uma vez que poderia ter efeito na produção de insulina e atuar como hipoglicemiante;
  • Ajuda contra a obesidade: Sendo um estimulante da perda de peso, Alguns estudos indicam que as raízes do dente-de-leão possui efeito anti-obesidade, já que podem atuar no metabolismo dos lipídios, diminuindo o tamanho de células de gordura e inibindo a sua formação devido ao bloqueio das enzimas pancreáticas;
  • O Dente-de-Leão é usado também como depurativo, para combate o colesterol e o ácido úrico, dermatoses;
  • Além destes benefícios do chá de dente de leão, de acordo com um estudo feito na China em 2011, o chá desta planta parece também ser eficiente na eliminação mais rápida da infecção pelo vírus Influenza (gripe comum).

 

Contra Indicações do Chá de Dente de Leão:

O dente-de-leão não deve ser utilizado por quem possui alguma hipersensibilidade a esta planta, que possuem inflamação aguda da vesícula biliar, obstrução dos ductos biliares ou oclusão intestinal,  ou presença de úlcera péptica.

Não é recomendado consumir essa planta medicinal juntamente com medicamentos diuréticos e hipoglicemiantes, uma vez que o dente-de-leão poderia potencializar os efeitos, assim como não deve ser usado por pessoas que fazem uso do lítio.

Não é indicado para grávidas. Pois ainda não estão confirmados os efeitos do dente-de-leão na gravidez e durante a amamentação e, sendo assim, o seu uso durante esse período não é recomendado.

 

Curiosidades:

O chá de dente de leão tem um sabor um pouco amargo;

Comprar dente de leão é uma excelente opção para diversificar a sua dieta, tornando-a muito mais leve, saudável e equilibrada.

 

Como fazer o Chá de Dente de Leão:

1 – Adicione 500ml de água na chaleira;
2 – Acrescente 1 colher de sopa de Dente de Leão;
3 – Ligue o fogo e aguarde levantar fervura;
4 – Desligue o fogo e abafe por 10 minutos;
5 – Em seguida, é só coar e beber;

Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Alérgicos: Pode conter traços de glúten.

 

Você pode encontrar o chá de dente de leão na Chá e Cia. Confira! O que achou do nosso post? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário