Chá para Resfriado: Sugestões de Remédios Caseiros

Chá para Resfriado: Sugestões de Remédios Caseiros

Beber chá para resfriado é a melhor coisa, aquela bebida quentinha desce muito bem, principalmente quando estamos numa estação fria! Além disso, tomar um cházinho também garante uma boa hidratação para o seu corpo, afinal isso também é importante para combater os sintomas e ajudar no processo de melhora. Ajuda também a acalmar a garganta e fluidificar as secreções, soltando o catarro.

 

Chás para resfriado que podem ajudar a aliviar os sintomas:

Confira abaixo algumas dicas de remédio caseiro para resfriado:

Chá para Gripe Multiervas 150g:

Combinação das ervas para uma alimentação natural e saudável: Assa Peixe + Alfavaca + Guaco + Melissa Officinallis + Guaraná da Amazônia + Pariparoba.

Como fazer:

Coloque 3 colheres de sopa do composto de ervas para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber. com ou sem adoçante.
Tomar de 3 a 4 xícaras ao dia.

 

Chá de Limão 200g: 

Rico em vitaminas, fibras, e minerais, a casca de limão é ótimo para uma alimentação natural e saudável

Como beber:

Coloque 1 colher de sopa para meio litro de água, deixar ferver por 8 minutos. Desligue o fogo, depois é só coar e está pronto para o consumo. Ao dia beba de 2 a 4 xícaras.

 

Chá de Assa Peixe – Vernonia spp 100g: 

Feito a partir da infusão das folhas da planta, este remédio caseiro para resfriado auxilia no tratamento aliviando os sintomas, pode ajudar também contra asma, pneumonia, bronquite e tosse.

Como preparar: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

Beber de 2 a 3 xícaras ao dia.

 

Chá de Erva Cidreira – Cymbopogon citratus – Stapf 100g:

Este chá para resfriado pode ser preparado para beber ou para a inalação, ambos as opções são bons medicamentos naturais contra o catarro, dores de cabeça, tosse e mesmo asma.

Como fazer o Chá de Erva Cidreira :
Coloque duas colheres de sopa da erva em um litro de água e leve ao fogo;
Assim que levantar fervura, desligue o fogo e deixe a solução abafada por 10 minutos;
Depois, é só coar e beber;

Tomar 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia.

 

Chá de Guaco – Mikania glomerata Sprengel 100g:

Este chá contra resfriado auxilia também no alívio dos quadros de asma, tosse e bronquite. Além de ajudar a eliminar o muco causado por gripes e resfriados, o guaco também auxilia na redução de edemas e de peso, devido à ação anti-inflamatória da planta.

Como Fazer:
Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

Como Beber:
Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

 

Chá de Avenca – Adianthum capillus veneris- L. 100g:

Com uma ação expectorante, combate também os sintomas comuns de problemas respiratórios, como bronquite, rinite, asma e até mesmo os sintomas de gripe e resfriados: tosse, congestão nasal, febre, rouquidão, dores de cabeça e mais.

Como preparar:
Colocar em infusão, em um litro de água fervente 2 colheres de sopa de Avenca. Desligue o fogo e abafe por dez minutos

Tomar 1 xícara 3 vezes ao dia.

 

Chá de alho:

Melhora o quadro de resfriado e gripe.

Como preparar:

Coloque 3 dentes de alho amassados para 2 copos de água e deixe ferver. Ferva por 10 minutos, depois é só coar e beber.

 

Chá de mel e limão para a gripe:

Sendo muito potente no  alívio de resfriados, pois tem ação anti-inflamatória capaz de melhorar o sistema imunológico.

Como beber:

Ferver meio litro de água, acrescentar um limão grande cortado e manter a fervura por 10 minutos. Desligar e acrescentar uma colher de sopa de mel.

 

Quando procurar ajuda médica

Ninguém melhor do que você pode decidir quando se consultar com um médico, portanto se acha que precisa, se consulte. Pode levar alguns dias até que os sintomas do resfriado desapareçam, vai depender de pessoa para pessoa. Então isso significa que não há muito o que seu médico possa oferecer para você além de medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas. Entretanto, se os sintomas persistirem por mais de três semanas ou se você perceber que os sintomas estão se agravando procure ajuda médica.

Deixe um comentário