Melhores Chás para Pedra na Vesícula - Receita Natural

Melhores Chás para Pedra na Vesícula – Receita Natural

Os chás para pedra na vesícula, são bons remédios caseiros, pois alguns podem possuir ação anti-inflamatória ajudando a reduzir a inflamação da vesícula. A ingestão deles numa dosagem equilibrada ajudam também a impedir a aglomeração dos cristais que formam a pedra.

Alguns também estimulam a produção da bile, além da eliminação da pedra na vesícula através das fezes.

O que é Pedra na Vesícula?

De acordo com o Google são depósitos de fluidos digestivos, que formam pequenas aglomerações/cristais que depois grudam um no outro formando a pedra.

Os cálculos biliares podem variar em tamanho e número e podem ou não provocar sintomas.

 

Sintomas da Pedra na vesícula

As pessoas podem ter:
* Dores locais: parte superior direita do abdômen
* No aparelho gastrointestinal: indigestão, náusea ou vômito
* Também é comum: cólicas abdominais causadas por cálculos biliares

 

Tratamentos e Receitas Naturais para a Pedra na Vesícula

Dependendo do caso, do tempo e do tamanho da pedra, geralmente as pessoas que apresentam sintomas precisam de cirurgia de remoção da vesícula biliar. Os cálculos biliares que não causam sintomas geralmente não precisam de tratamento, mas uma das formas de evitar o crescimento da pedra ou tratar são os “chás para pedra na vesícula”.

Um complemento no tratamento, que ajuda, é fazer modificações nos hábitos alimentares. Dieta com baixa ingestão de gorduras, redução da ingestão de alimentos ricos em gordura, como laticínios, óleo e carne vermelha para melhorar a saúde cardiovascular.

Se você não sabe se tem ou não, para descobrir precisa do diagnóstico de um médico. Se você tem e quer saber se precisa remover ou não também é necessário o atendimento de um médico.

Quando se forma uma pedra na vesícula, cientificamente chamada de cálculo biliar, ela pode ficar presa na vesícula ou ir para os canais biliares. Neste último caso, o cálculo pode obstruir a passagem da bile, causando sintomas como dor intensa no lado superior direito do abdômen, sendo que a cirurgia é a única forma de tratamento.

Estes chás só devem ser usados com conhecimento do médico quando o cálculo biliar ainda está na vesícula biliar e não passou para as vias biliares, pois ao estimular o fluxo da bile, as pedras maiores podem ficar presas e causar inflamação e dor, agravando os sintomas.

 

Melhores Chás para pedra na vesícula

Chá de quebra pedra:  A planta quebra-pedra é muito popular e facilmente encontrada em quintais com hortas ou jardins, ela prefere ambientes com clima tropical e nasce em pequenos espaços.

Seu nome científico é Phyllanthus niruri, mas ficou famosa pelo apelido quebra-pedra, além deste, também é conhecida como arranca pedra, arrebenta pedra, erva pomba, erva pombinha, fura parede, quebra pedra branco, quebra panela, saudade da mulher, saúde da mulher, saxifraga, conami, entre outros.

A quebra-pedra possui um caule de aproximadamente 50 centímetros, folhas muito pequenas e ovais e flores amareladas.

Como fazer o Chá de Quebra Pedra:

1 – Adicione 500ml de água na chaleira;
2 – Acrescente 1 colher de sopa de Chá de Quebra Pedra ;
3 – Ligue o fogo e aguarde levantar fervura;
4 – Desligue o fogo e abafe por 10 minutos;
5 – Coe seu chá e beba de 2 a 3 vezes ao dia.

 

Chá de Bardana: Este chá natural ajuda a combater a para pedra na vesícula e possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a dor da pedra na vesícula, além de ter ação protetora no fígado e aumentar o fluxo biliar. A bardana é uma planta originária da Europa, podendo chegar a medir até 2 metros de altura.

De caule robusto e folhas grandes e bem verdes, a bardana contém ainda flores cor de rosa rosa e frutos castanhos, suas raízes e sementes apresentam sabor adocicado. Com as folhas da bardana é produzido um chá muito procurado pelos consumidores da bebida.

Como tratar com o chá de bardana:

1 – Coloque uma colher de sopa do chá de bardana em um litro de água e leve ao fogo;
2 – Deixe levantar fervura e, em seguida, desligue o fogo;
3 – Deixe a solução abafada por 10 minutos;
4 – Depois, é só coar e beber;

Tomar uma xícara, três a quatro vezes ao dia.

Alérgicos: Pode conter traços de glúten.

 

Chá de Boldo do Chile: Possui substâncias como a boldina que estimula a produção de bile pela vesícula biliar, ajudando o fígado a trabalhar melhor e a eliminar a pedra na vesícula. O Boldo do Chile (Peumus boldus Molina) é uma árvore que pertence à família das Monimiaceae,que é uma família de plantas angiospérmicas (plantas com flor – divisão Magnoliophyta), pertencente à ordem Laurales.

As suas folhas eram conhecidas nas comunidades indígenas sul-americanas que habitavam os Andes chilenos, tornando-se conhecidas mundialmente a partir da colonização européia da América.

Como Beber:
Tomar 1 xícara 3 a 4 vezes ao dia.

 

Chá de Dente de Leão: Este chá para pedra na vesícula é uma ótima opção para ajudar no funcionamento da vesícula biliar, estimulando a produção de bile, auxiliando na eliminação de pedras na vesícula. Possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a dor.

O dente de leão (Taraxacum officinale Webe) é uma planta originária da Europa, com aparência frágil, ela tem a capacidade de sobreviver em diferentes climas. Atualmente, pode ser encontrada nas regiões Sudeste e Sul do Brasil
O dente de leão tem uma flor muito popular, especialmente entre as crianças, pois em certa fase, quando soprada, espalha suas pétalas pelo vento. Também é conhecida como esperança, alface de cão, quartilho, amargosa, taraxaco, chicória louca, amor de homem, entre outros.

Essa planta pode ser consumida como alimento de diferentes formas, com as folhas e as raízes podem ser preparados chás e saladas.

Como fazer o Chá de Dente de Leão:

1 – Adicione 500ml de água na chaleira;
2 – Acrescente 1 colher de sopa de Dente de Leão;
3 – Ligue o fogo e aguarde levantar fervura;
4 – Desligue o fogo e abafe por 10 minutos;
5 – Em seguida, é só coar e beber;

Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Alérgicos: Pode conter traços de glúten.

 

Dica de Chá Extra:

Chá de Fucus Vesiculosos: Pode ser usado para auxiliar no tratamento contra azia, celulite, ciclos menstruais irregulares e problemas na vesícula. Usado também no tratamento contra obesidade relacionada à deficiência de iodo e hipotireoidismo.

Fucus vesiculosus é uma alga do gênero feofícea, do grupo laminariáceas, que são colhidas na maré baixa e deixadas secas ao sol. São algas microscópicas que, quando reidratadas, aumentam o seu tamanho em até 10 vezes.

Como Fazer o Chá de Fucus Vesiculosos:

Coloque 1 colher de sopa para meio litro de água. Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

Como Beber:
Duas vezes ao dia.

Alérgicos: Pode conter traços de glúten.

 

O que achou do nosso post sobre “Melhores Chás para Pedra na Vesícula – Receita Natural”? Deixe seu comentário!

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário