Tipos de Chás Naturais e para que Servem

Tipos de Chás Naturais e para que Servem

Os chás naturais possuem diversas finalidades, ou seja, vários tipos, em seus mais diversos sabores, são fontes nutricionais maravilhosas para a nossa saúde. O consumo de chás, inegavelmente, está presente em todas as culturas. Uma infinidade de tipos de folhas, flores e plantas integram esse setor.

Por ano, 236 xícaras de chá são consumidas por pessoa no mundo. Isso faz da bebida a mais popular depois da água, segundo pesquisa feita em 2017 pela Euromonitor.

Um estudo feito ainda pela consultoria Euromonitor, mostrou que o consumo brasileiro do chá subiu 25% entre 2013 e 2018, quase o dobro da média mundial. Em 2019, por exemplo, o segmento movimentou R$ 2,2 bilhões no Brasil.

Estimativas apontadas por um estudo do Sebrae mostram que, anualmente, o brasileiro consome cerca de 10 xícaras da bebida. Porém, o órgão avalia que até 2023 o setor deve crescer 43%, levando em consideração a alta procura por alimentos e bebidas saudáveis.

Os tipos de chás e para que servem pode varia muito de cada tipo específico. Cada tipo de chá apresenta diferentes sabores e cada tipo de chá serve para uma ou várias funções, pode ser servido tanto quente ou gelado. Com todo o crescimento do uso dessa bebida, ficando cada vez mais e mais acentuado, o setor de chá chega a englobar diversos usos para os chás, diversas finalidades. Segue abaixo algumas das finalidades dos chás.

Algumas das finalidades dos chás:

  • Hidratação;
  • Prazer e bem estar;
  • Funcionalidades na saúde.

 

Tipos de Chás e Tendências

Chás em Sachê Pó:

Os famosos saquinhos de chá. São produzidos a partir de plantas trituradas, processadas e colocadas em pequenos pacotes.

Chás Solúveis:

Os tipos de chás solúveis, procuram manter suas propriedades naturais mesmo depois de ter passado por um processo para deixá-los em pó. Nesse modelo de chá, há a adição e mistura com alguns ativos naturais, aumentando suas vantagens.

Chás em Folhas:

São pequenas folhas secas, quebradas ou inteiras, colocadas nos saquinhos ou potes.

Chás a Granel:

A granel, nesse caso, as plantas não são trituradas e nem processadas, normalmente mantendo uma maior quantidade de propriedades.

Chás de Raízes:

São raízes secas e cortadas em pedaços, colocadas em potes.

Chás de Flores e Frutos:

São potes com algumas flores e frutos especialmente selecionados, inteiros ou em pedaços usados para alguns tipos de chás.

Chás Premium:

E os premium, chás que não passam por processos industriais, e, na maioria das vezes, são feitos artesanalmente. Ainda nessas circunstâncias, destacam-se também suas inovações mais consumidas.

Chás de Bubbletea:

Uma forte tendência, principalmente pessoas mais jovens e adolescentes, esse tipo de chá é servido com bolinhas num copo grande (feitas a partir de tapioca) com sabores e cores diferentes.

 

Alguns Tipos de Chás Naturais e para que Servem

Chá Verde: Vem ocupando um lugar mais firme na preferência dos consumidores. É rico em antioxidantes, em propriedades que ajudam a reduzir a pressão arterial e auxilia no emagrecimento também. Muito bom para quem quer ter uma dieta natural e saudável.

Chá Branco: Um dos tipos de chás mais consumidos no mundo e considerado uma “fonte da juventude” deliciosa. Rico em nutrientes antioxidantes, ajuda a limpar nosso organismo das toxinas e ajuda a rejuvenescer o corpo naturalmente, assim a pele pode ficar mais lisa e as unhas podem ficar mais fortes.

Chá Preto: Curiosa e literalmente, é chamado de chá vermelho na China. Ajuda a proteger o organismo da ação danosa dos radicais livres, ajuda a controlar a diabetes e facilita a digestão.

Chá Vermelho: Esse tipo de chá serve para ajudar a manter uma boa memoria e é rico em anti-inflamatórios naturais que diminuem a formação de radicais livres no corpo.

Chá Amarelo: Esse chá serve para acelerar o metabolismo devido à sua ação termogênica, fortalece a imunidade e possui efeito detox.

Chá Matcha: Consumido em forma de pó, esse chá é produzido de forma artesanal e acelera o metabolismo em até 40%.

Chá Kombucha: Feito a partir do chá fermentado, esse tipo de bebida tem entre seus grandes benefícios a melhora do sistema digestivo e o fortalecimento do sistema imunológico.

 

Tipos de chás naturais para comprar online

Chá Verde

Chá Branco

Chá Preto

Chá Vermelho

Chá Amarelo

Chá Matcha

Outros Tipos de Chás

Agora que você entendeu um pouco mais sobre certos tipos de chás naturais e para que servem, esperemos que tenha gostado do artigo.

 

Deixe um comentário