Chá para Sinusite e Outros Remédios Caseiros

Chá para Sinusite e Outros Remédios Caseiros

Já sentiu aquela sensação de que o rosto dói? Se sim, sabia que pode ser sinusite? Nos casos em que você ainda precisa agendar a consulta com seu médico ou está aguardando por ela, apelar para um chá para sinusite ou produtos naturais para sinusite pode ajudar a aliviar os sintomas.

 

O que é Sinusite?

A sinusite ocorre quando há uma inflamação dos seios da faceou seja, quando as cavidades ao redor das vias nasais inflamam. Isso provoca uma dor intensa no rosto, tosse, dores no ouvido e maxilar além de obstrução do nariz.

 

Tipos de Sinusite

Existem 2 (dois) tipos:

A sinusite aguda pode ser desencadeada por um resfriado ou por alergias e pode desaparecer por conta própria.

A sinusite crônica dura até oito semanas e pode ser causada por uma infecção ou por tumores.

 

Sintomas da Sinusite

Especialistas dizem que as pessoas podem ter:

  • Dores locais: no nariz, atrás dos olhos, nos ouvidos, rosto, seios paranasais ou testa;
  • Dor de cabeça: aguda ou nasal;
  • Tosse: crônica;
  • No nariz: coceira, congestão, nariz escorrendo, perda de olfato, sentido de olfato distorcido, espirros ou gotejamento pós-nasal;
  • No corpo: fadiga, febre ou mal-estar;
  • Na cabeça: pressão nos seios paranasais ou sensibilidade;
  • Na garganta: dor ou irritação;
  • No sono: dificuldade em dormir ou ronco;
  • Também é comum: catarro, inchaço facial, inflamação do ouvido, irritabilidade, pus ou respiração bucal.

Especialistas explicam que usar algum remédio caseiro para sinusite ou alguns tipos de chás juntamente com mudanças de hábitos pode ajudar a aliviar quase que completamente alguns dos sintomas. Seguem abaixo alguns tipos de chá para sinusite.

 

Tipos de chá para sinusite:

Chá para Sinusite Multiervas 150gCombinação das ervas: Arruda+ Eucalipto Aromático+ Sálvia.
Pote 150 g => (+-) 50 Gramas de cada erva.

Como Fazer o Chá para Sinusite Multiervas: Coloque 3 colheres de sopa do composto de ervas para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber morno ou gelado, com ou sem adoçante. Tomar de 3 a 4 xícaras ao dia.

 

Chá de Buchinha do Norte – Luffa operculata – L. 60g: A buchinha-do-norte é uma planta medicinal, também muito utilizada no tratamento de sinusites e rinites, já que possui ação expectorante e antisséptica. Ajuda a promover a eliminação da bactéria responsável pela infecção e favorecendo a liberação de muco.

Como fazer o Chá de Buchinha do Norte: 1 fruto para 500 ml de água.

Observações: É altamente tóxica, não deve ser engolida. Além disso as grávidas não podem beber e nem comer.

 

Chá de açafrão: O Açafrão em Pó (BR) 50g é da família do gengibre, é conhecido também como cúrcuma. Com propriedade anti-inflamatória potente, que age diminuindo os sintomas da inflamação.

Ingredientes: 1 colher rasa (de chá) de açafrão e 1 xícara de água.

Modo de preparo do chá de açafrão: Colocar a água para ferver e adicionar o açafrão. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Coar o chá e beber. Pode-se beber de 2 a 3 xícaras de chá de açafrão por dia.

Obs: O açafrão/cúrcuma não deve ser usado por mulheres grávidas, ou pessoas que tomam anticoagulantes, como varfarina, clopidogrel ou ácido acetilsalicílico, pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias.

 

Chá de Camomila – Matricaria recutita- L. 100g: A camomila tem propriedades anti-inflamatórias, analgésica e antisséptica. Desse modo, melhorando a inflamação e a congestão.

Como fazer o Chá de Camomila: Adicione uma colher de sopa de camomila em um litro de água e leve ao fogo. Quando iniciar a fervura, desligue o fogo e abafe por 10 minutos. Coe e beba;

Tomar 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia.

 

Chá de Eucalipto – Eucalyptus citriodora 100g: O eucalipto é uma planta muito utilizada popularmente para o tratamento de sinusite, além da gripe, esfriado e rinite. Alguns dos benefícios são a ação expectorante e descongestionante.

Como fazer o Chá de Eucalipto: Colocar em infusão, em um litro de água fervente 2 colheres de sopa da Erva, deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

Como Beber: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.

 

Outros remédios caseiros para sinusite

Inalação com vapor de eucalipto: Um bom remédio caseiro para a sinusite é inalar o vapor de eucalipto porque tem propriedades expectorante e anti-séptica.

Ingredientes: 5 gotas de óleo essencial de eucalipto. 1 colher de chá de sal e 1 litro de água fervente.

Como usar: Colocar a água fervente numa bacia e adicionar as gotas do óleo essencial com o sal. Depois cobrir a cabeça e a bacia, inalando o vapor do chá. É importante respirar o vapor o mais profundamente possível por até 10 minutos, repetindo 2 a 3 vezes ao dia.

 

Inalação com vapor de camomila: A camomila tem excelentes propriedades calmantes e o vapor da inalação ajuda a aliviar o desconforto da sinusite.

Ingredientes: 1 punhado de flores de camomila e 1,5 a 2 litros de água.

Modo de preparo: Ferver a água e adicionar as flores de camomila. Esperar 5 a 10 minutos e, em seguida, colocar o rosto sobre a tigela e cobrir a cabeça com uma toalha. Deve-se pedir para que a criança respire o vapor por no mínimo 10 minutos.

 

Limpeza nasal com água morna e sal: Esse tipo de solução salina tem ação de limpeza, hidratação e descongestão da mucosa nasal”, explica o otorrinolaringologista Eduardo Magri, da Rede de Hospitais São Camilo.

 

O chá para sinusite ou os remédios caseiros para sinusite são indicados utilizá-los durante cerca de 2 semanas, porém se não existir qualquer melhora dos sintomas após 7 dias, recomenda-se consultar o clínico geral ou o otorrinolaringologista, eles irão avaliar o problema e identificar se existe necessidade de iniciar o uso de remédios mais específicos.

Deixe um comentário